Mostramos nesta publicação um recibo de pagamento oficial feito ao Sr. José da Silva Castanheiro pela Sociedade de Seguros Mútuos Sobre a Vida, este da importância do premio semestral no valor de 404$600 Réis + juros , da renovação da apólice de seguro de vida n. 9093 vencível em 17 de Junho de 1914 e pago aos 15 de Julho de 1914 de conformidade ao estabelecido em contrato, outrossim fazemos saber aos leitores desta um pouco mais sobre o mutuário segurado através do link abaixo.
Nota: José da Silva Castanheiro, Juiz de Direito português com atuação em terras brasileiras, nasceu em Santo Antônio dos Olivais, Coimbra, Portugal em 31 de Outubro de1881 e faleceu no Amapá, Brasil, em 24 de Fevereiro de 1951., Veja link
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_da_Silva_Castanheiro
FRONTAL DO RECIBO OFICIAL
ASS: JOSÉ DA SILVA CASTANHEIRO
Selo Fiscal Federal de 300 Réis - Amazonas 15 de Julho de 1914
Reverso do Recibo
Sociedade de Seguros Mútuos sobre a Vida
A GARANTIA DA AMAZONIA
Séde no Estado do Pará
Nota: Dos Seguros e Seguradoras
O advento do "Código Comercial Brasileiro" foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seguro no Brasil, incentivando o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre. Até mesmo a exploração do seguro de vida, proibido expressamente pelo Código Comercial, foi autorizada em 1855, sob o fundamento de que o Código Comercial só proibia o seguro de vida quando feito juntamente com o seguro marítimo. Com a expansão do setor, as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, surgindo, por volta de 1862, as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.
LONDON & BRAZILIAN BANK LIMITED
LONDON & BRAZILIAN BANK LTD
RUA XV DE NOVEMBRO
BELÉM DO PARA -ANO DE 1910
perfeito
ResponderExcluirObrigado
ExcluirMaravilha Mestre. Abraços Cidral
ResponderExcluirObrigado Cidral
ExcluirBela e interessante postagem!! Parabéns Mestre!!
ResponderExcluirÉ chegada a hora de incentivamos a Filatelia Fiscal. Trabalhos assim encantam!! 👏👏👏
Longo caminho percorrido e espero que outros sigam essa temática e tendo já o blog como ferramenta., abs
Excluir