quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O CADUCEU NOS SELOS CONSUMO THE CADUCEUS SYMBOL STAMPS.

caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão, É o símbolo da profissão contábil pelo seu significado: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil; as serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão; e o elmo tem significado de proteção contra pensamentos baixos que podem levar a ações desonestas. É também um dos atributos do Deus Mercúrio (Hermes), protetor do Comércio, emblema da paz e da prosperidade.

Muitas outras atribuições e protetorados a mitologia confere a Mercúrio. Ao tomar o caduceu como seu símbolo, ele também tornou-se o símbolo de tudo o que protegia, inclusive o comércio. Como a Contabilidade Comercial foi a ciência mais importante durante milênios, é justificável a adoção de Mercúrio como patrono da Contabilidade. A própria literatura contábil atesta essa predominância - a primeira obra impressa de contabilidade industrial surgiu no início do século XVII - e os locais onde se ensinava a contabilidade eram denominados  "Escolas de Comércio".

Em Portugal (século XVIII), quando iniciou-se o ensino da Contabilidade, em escolas onde se formavam os Contadores que vinham para o Brasil, o processo didático denominava-se "Aulas de Comércio". Ainda hoje possuímos os colégios comerciais, formando técnicos em Contabilidade. Essa poderosa associação de "Aulas de Comércio", "Escolas Técnicas de Comércio", "Escrita Mercantil", "Livros Comerciais" (expressões do Direito), justifica a adoção de Mercúrio, como evocação representativa, e do caduceu - representante simbólico desse mesmo Deus - como símbolos da Contabilidade. O caduceu, todavia, por muito tempo, também simbolizou a indústria, e foi representado por um ramo de oliveira ou de loureiro no qual se enrolavam duas serpentes. Para o anel do contabilista adotou-se o caduceu estilizado, ou seja, o que possuía o bastão de Apolo que Mercúrio trocou pelos instrumentos de música, envolvido por duas serpentes e encimado pelo capacete que tornava o deus invisível, ladeado de duas asas que representavam a velocidade e a agilidade desse mesmo deus. Em simbologia tudo se permite. Mercúrio era tido como o deus inventor da Escrita Contábil. Tal é a plenitude de nossa ação, pois o caduceu que estilizamos absorve não só o bastão de ouro, mas, também, o capacete e as asas, ou seja, tudo o que Mercúrio utilizava para proteger os empreendimentos. O caduceu nos sugere a responsabilidade de ampla proteção ao patrimônio dos empreendimentos, de modo a ensejar a eficácia das células sociais, e pela soma delas, a felicidade das sociedades humanas


.Desta forma e explicado ganharam os selos de CONSUMO o design da figura acima

Aqui mostramos o tipo do selo " BRASIL CONSUMO " e respectivos valores 
We show the type stamps " BRASIL CONSUMO " and the list of values.



Valor em réis série / Value in réis = 1935/40 = 10, 15, 20, 25, 30, 40, 45, 50, 60, 75, 80, 85, 90, 100, 105, 120, 150, 180, 200, 240, 250, 280, 300, 400, 500, 600, 800, 1.000, 1.800, 2.000, 2.400, 3.000, 4.000, 5.000 

Note: - Stamps from this series exist with and without perforation, in green and red colors


CURIOSIDADE-O caduceu foi o símbolo de armas e nobreza da família SAVY DE GARDEL (França) e curiosamente o selo de consumo do Brasil é bem característico.

 

CURIOSITY - French Family SAVI DE GARDEL (1624) symbol, coat of Arms caduceu

Alguns fatos que acompanham o símbolo e os selos são ligados a história da contabilidade no Brasil,

A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530. Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.

Interessante que em 1869, mesmo ano do surgimento do selo fiscal era criada a Associação dos Guarda- Livros da Corte, sento reconhecido oficialmente no ano seguinte pelo Decreto Imperial n° 4.475.

Com isso a filatelia está ligada a vários temas, e por finalidade abordamos a filatelia fiscal, esperamos tenham gostado nesta oportunidade de nossa interpretação. !!!



2 comentários:

  1. Artigo fantástico. Muito aprendizado. Obrigado Mestre por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Cidral, já penso em lhe convidar para fazer uma publicação no blog, de sua autoria e como achar que deve, abraço

    ResponderExcluir