Bom dia à todos amigos filatelistas e dizer que, conforme apontamentos históricos à série qual agora é objeto de nossa apreciação nos parece deva ser revisada, importa verificar que o ano dessa emissão está presente no catálogo Curado como sendo do ano de 1938, mas que pode ser a mesma de 1940, isto se deve ao fato dos registros da época, e sendo assim fonte e recursos esclarecedores, todavia nossa matéria visa aprimorar o conhecimento dos filatelistas, e também colaborar, dar novas notas ao catálogo de excelente formatação que é o especializado Curado, para que possa ser ampliado através de outras informações, essas recompiladas de textos e leis do tempo oriundo ao fato, e intenção nossa é dar progressos a filatelia fiscal nacional.
Um dado adicional e que não consta no catálogo é o valor de 2$000 Réis e que conforme o decreto lei 436 de 27 de Novembro de 1940 sancionado pelo Interventor Federal, faz menção o mesmo do valor dessa estampilha junto com os demais valores para entrar em circulação à partir da data promulgada.
A série que tratamos nesta publicação então haveria de ter (04) quatro valores
Sobre o tamanho da estampilha que nos mostra o catálogo 29 x 12 mm, o decreto acima mencionado distingue as mesmas e que seriam de 28,5 x 11,5 mm, portanto registro oficial.
400$ - 200.100 selos
600$ - 200.100 selos
1$000- 600.000 selos
2$000- 200.100 selos
Agora nos resta verificar em papéis selados desse período ou em fragmentos de selos as obliterações constantes para efeito dessa tratativa em tal dúvida, e assim continuar pesquisando para identificar a data correta dessa emissão e toda e qualquer ajuda da comunidade filatélica será importante.
Assim, o processo de investigação dessa série e de outras continuará por nós sendo objeto cada vez mais de pesquisa, e prosseguir em novas notas sobre a filatelia fiscal do Brasil é nosso distinto objetivo. Aos apreciadores da filatelia fiscal se faça constar essa matéria elucidativa e de importante destaque.
A TODOS SEGUIDORES E AMIGOS ABRAÇO E VOTOS DE SAÚDE E PAZ.